O que é dominação legal para Max Weber? Verifique isto – O que seria a dominação legal para Weber


Dominação Legal (onde qualquer direito pode ser criado e modificado através de um estatuto sancionado corretamente), tendo a “burocracia” como sendo o tipo mais puro desta dominação.Para Weber, dominação difere-se de poder, visto que a dominação é a aceitação do poder e estabelece-se de três formas legítimas: a legal, a tradicional e a carismática.

Dominação Legal-racional
Tanto o funcionário quanto o chefe agem imparcialmente, sem caprichos pessoais, enquanto está em seu cargo, e em seu turno ele é a personificação do cargo, um profissional; ao fim do mesmo ele é um indivíduo livre, essas duas facetas, a priori, não se misturam.

Dominação tradicional; • Dominação carismática; • Dominação racional (legal ou burocrática). força das relações sociais passadas.

O que é o poder legal

"Na linguagem política, entende-se por legalidade um atributo e um requisito do poder, daí dizer-se que um poder é legal ou age legalmente ou tem o timbre da legalidade quando é exercido no âmbito ou de conformidade com leis estabelecidas ou pelo menos aceitas.A aceitação às normas sociais e a obediência aos indivíduos, grupos ou Estado não pode depender de um uso excessivo de coerção ou constante ameaça.Dominação legal em virtude do estatuto. Seu tipo mais puro é a dominação burocrática. Sua idéia básica é: qualquer direito pode ser criado e modificado mediante um estatuto sancionado corretamente quanto à forma. A associação dominante é eleita e nomeada, e ela própria e todas as suas partes são empresas.

1 Ato ou efeito de dominar, de exercer influência decisiva sobre alguém ou algo; autoridade, controle, soberania. 2 Poder absoluto; domínio, predomínio. Um dos nove coros de anjos admitidos pela teologia.

Quais são os 5 tipos de poder

Existem 5 tipos de poder que um líder pode possuir: poder coercitivo, de recompensa, legitimado, de competência e de referência, este último também denominado 'carisma'.Enquanto o poder é o exercício da vontade sobre os indivíduos, a dominação é a aceitação e a subordinação dos indivíduos ao poder exercido por alguém. … Por isso, a dominação (que é legitimada pela aceitação) confere a autoridade a quem exerce o poder.Exemplos: a dominação patriarcal (tipo mais puro dessa dominação), uma aldeia indígena, a monarquia, os despotismos, o Estado Feudal, etc. Carismática: etimologicamente, é aquela apoiada na devoção a um senhor e a seus dotes sobrenaturais (carisma).

Dominação tradicional; • Dominação carismática; • Dominação racional (legal ou burocrática). força das relações sociais passadas.

O poder legítimo é caracterizado pela permissão que o indivíduo dá à outra pessoa para influenciá-lo. Então, isso pode acontecer nas relações entre líder e liderado, desde que o liderado ache legítimo o cargo e a competência do seu líder.

Poder é uma palavra originada do latim e tem a mesma raiz que a palavra potência. Ambas remetem à capacidade de fazer algo, de empreender algo. Com o passar do tempo, poder também passou a significar a capacidade de impor, de mandar e de submeter os outros à própria vontade.

O que seria dominação

Significado de Dominação
substantivo feminino Poder absoluto; predomínio, domínio. O que busca reprimir, controlar; subjugação, suplantação, repressão. [Teologia] Um dos nove coros dos anjos; dominações. Ação de dominar, de ter domínio, poder, supremacia em relação a outra coisa ou pessoa.(Unimontes 2015) De acordo com Max Weber (1964-1920), poder é a capacidade verificada dentro de uma relação social que permite a alguém impor a sua própria vontade, mas que, para se tornar uma forma de dominação, precisa ser legitimada pelos indivíduos que lidam com esse poder.Relação fundamental: Poder é a imposição de uma ordem. Dominação é a aceitação de uma ordem como legítima.