O que se entende por jogos pedagógicos artigo? Verifique isto – Que se entende por jogos pedagógicos


Os jogos pedagógicos (também chamados de jogos educativos) recebem esse nome porque vão além da missão de divertir, ser um passatempo e gerar boas risadas na turminha. Eles trazem desafios, exercícios e atividades que expandem o conhecimento e estimulam o interesse pelas diferentes ciências.Os jogos pedagógicos ou jogos educativos, correspondem a desafios, brincadeiras, exercícios para estimular o interesse da criança em diferentes áreas. Auxiliam no aprendizado, concentração, criatividade, autonomia e no raciocínio lógico. Acontecendo de forma dinâmica para a criança conseguir aprender.

Proporciona o “aprender fazendo”. Os jogos pedagógicos também levam ao desenvolvimento da linguagem, por meio do contato com diferentes objetos e diferentes situações. O brincar ajuda ainda no desenvolvimento da sociabilidade, por meio do ganhar e perder, do compartilhar e do respeito às regras.

Para ele, o jogo educativo é mais dinâmico, uma vez que envolve ações ativas das crianças; já o jogo didático está atrelado ao ensino de conteúdos e torna-se, no seu entender, inadequado para o desenvolvimento infantil, por limitar o prazer e a livre iniciativa da criança e tornar-se, muitas vezes, monótono e cansativo …

Quais são os aspectos pedagógicos dos jogos

Estimulam a criatividade
Os jogos pedagógicos usam temas do dia a dia das crianças para estimular que elas aprendam se divertindo, as letras, a natureza, os brinquedos etc. Desenhos, quebra-cabeças e enigmas permitem que elas usem o conhecimento na realidade, o que é um grande estímulo à criatividade.Os jogos são recursos pedagógicos, pois eles não visam só o prazer, auxiliam na construção da leitura, da escrita, na matemática e na interação entre os alunos, contribuindo para o desenvolvimento social.Os jogos e as brincadeiras ajudam as crianças a vivenciarem regras preestabelecidas. Elas aprendem a esperar a sua vez e também a ganhar e perder. E com isso, incentivam a autoavaliação da criança, que poderá constatar por si mesma os avanços que é capaz de realizar, fortalecendo assim sua autoestima.

Os primeiros estudos ocidentais sobre o uso dos jogos para o aprimoramento da aprendizagem remontam à Grécia e a Roma antigas. Platão reconheceu a importância do aprendizado por meio da ludicidade em oposição ao uso da violência e da repressão para o ensino.

Qual a importância dos jogos pedagógicos na metodologia da pesquisa

A utilização de jogos nas aulas de matemática é um recurso que favorece o aluno a levantar hipóteses, criar estratégias, desenvolver a autoconfiança, organização, concentração, atenção, raciocínio lógico dedutivo e o senso cooperativo (SMOLE, DINIZ e MILANI, 2007).Comprovou-se que os jogos contribuem significativamente no processo de ensino e aprendizagem e também para todas as áreas do desenvolvimento, pois num ambiente lúdico a criança aprende de uma maneira divertida, tendo a oportunidade de participar ativamente, refletir, seguir regras, questionar, enfrentar os desafios e …Jogos geralmente envolvem estimulação mental ou física e muitas vezes ambos. Muitos deles ajudam a desenvolver habilidades práticas, servem como uma forma de exercícios ou realizam um papel educativo, simulação ou psicológica.

Brincar é indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança, para Paulo Freire, estamos sempre construindo, e se construirmos aprendemos, e se aprendemos estamos vivendo buscando algo que possam nos levar a vivermos enquanto tenhamos vida.

Para Piaget o jogo constitui-se em expressão e condição para o desenvolvimento infantil, já que as crianças quando jogam assimilam e podem transformar a realidade. Quando a criança joga ela assimila o mundo exterior, incorporando os objetos que a cercam ao seu eu e é assim que constrói o conhecimento.

Ao explorar o lado lúdico das crianças, os jogos educativos tornam-se menos cansativos e incentivam o desenvolvimento infantil e a socialização de maneira mais divertida, contribuindo diretamente para a formação das crianças em vários sentidos.

O que a Bncc fala sobre o uso de jogos

Conforme o exposto, a BNCC destaca o brincar que é um dos eixos e direitos no âmbito de aprendizagem e desenvolvimento da criança, pois quando ela se expressa e interage durante o brincar/jogar, ela estará se comunicando de diferentes maneiras, envolvendo o corpo, a emoção e a linguagem.Comprovou-se que os jogos contribuem significativamente no processo de ensino e aprendizagem e também para todas as áreas do desenvolvimento, pois num ambiente lúdico a criança aprende de uma maneira divertida, tendo a oportunidade de participar ativamente, refletir, seguir regras, questionar, enfrentar os desafios e …Em consonância Kishimoto (1997) aponta que o jogo tem papel fundamental no desenvolvimento da criança pré-escolar, pois ela aprende de modo intuitivo, adquirindo noções espontâneas, que envolvem o ser humano por inteiro em todos os aspectos: cognitivo, afetivo, corporal e nas interações sociais.