Onde vem o papel? Verifique isto – Onde é extraído o papel


Ele é feito a partir da madeira de uma árvore chamada eucalipto. Todas as árvores possuem em suas células uma substância chamada de celulose – é a partir dela que o papel é fabricado. O eucalipto é cortado e levado para a indústria, onde sua madeira será cortada, descascada e picada.celulose
A celulose é uma substância extraída das árvores, ela é a principal matéria-prima para a fabricação do papel. A matéria-prima básica para a fabricação do papel é a celulose, que pode ser extraída de árvores.

A polpa de celulose, ainda com alto teor aquoso, passa por uma máquina chamada mesa plana, que transforma essa polpa úmida em uma grande folha contínua e lisa sobre uma esteira rolante. Essa folha passa por rolos de prensagem e secagem com ar quente, que retiram o excesso de água, compactam o papel e alisam a folha.

eucalipto
No Brasil, as árvores mais utilizadas para produção de papel são o eucalipto e o pínus. Essas árvores são de crescimento rápido, e o Brasil é hoje um dos líderes mundiais na produção de papel e de celulose.

O que tem no papel

Constituintes majoritários: lignina, celulose e hemiceluloses; Constituintes minoritários: substâncias minerais, proteicas, ácidos gordos, ácidos resínicos.O papel é um material de origem orgânica, constituído por fibras de origem vegetal entrelaçados e distribuídos na forma de folhas ou rolos. As fibras utilizadas na fabricação de papel são formadas de celulose, extraídas da madeira de árvores.A matéria-prima mais utilizada para fazer papel é a celulose, uma massa celular estrutural de origem renovável encontrada nos vegetais. Formada por monômeros de glicose ligados entre si, a celulose foi descoberta em 1838 pelo químico francês Anselme Payen, que determinou sua fórmula química.

vegetais arbustivos como o papiro, o linho, a amoreira, etc. foram utilizadas, para finalmente, há pouco mais de um século, adotar-se em definitivo a madeira como a principal matéria-prima para a fabricação do papel.

Como a madeira se transforma em papel

A matéria prima do papel é a celulose.
Em contrapartida, as árvores não são compostas apenas de celulose. Por isso, na produção de papel é importante o desfibramento, a deslignificação e a lavagem da madeira, ou seja, a retirada dos outros compostos da madeira.O processo de extração da celulose, que era caseiro, ocorria a partir de uma mistura entre cânhamo, cascas de amoreira, pedaços de roupas e outros materiais que tinham fibras vegetais na sua composição. Essa mistura quando triturada e umedecida, formava uma pasta que era peneirada e espalhada em alguma superfície.Você sabe quantas folhas de papel são fabricadas com uma única árvore Se considerarmos um exemplar padrão, como o eucalipto, podemos produzir 20 resmas de papel, que totalizam 10 mil folhas de 75g/m² em tamanho A4 para cada tronco.

Como cada resma possui 500 folhas, 20 resmas possuem 10 mil folhas tamanho A4 de 75 g/m2 de gramatura por tronco. Se uma árvore é capaz de dar vida a 10 mil dessas folhas, isso significa que para produzir uma folha de papel é necessário 1/10.000 de árvore.

Como cada resma possui 500 folhas, 20 resmas possuem 10 mil folhas tamanho A4 de 75 g/m2 de gramatura por tronco. Se uma árvore é capaz de dar vida a 10 mil dessas folhas, isso significa que para produzir uma folha de papel é necessário 1/10.000 de árvore.

Para fabricar o papel de cor branca, a lignina deve ser quase totalmente extraída. Isso é possível através dos alvejantes (produtos químicos branqueadores), confira em Processo de fabricação do papel. Durante o processo, adicionam-se tais produtos químicos à polpa de celulose que separa e descarta a lignina.

Quais os países que mais produzem celulose

Em 2020, o Brasil lidera o ranking mundial, ao exportar mais de 15 milhões de toneladas de celulose, o que o torna um grande fornecedor mundial desse insumo. Em 2020, mais de 70% da produção brasileira foi destinada ao mercado externo. O Canadá ocupa a segunda colocação, ao exportar 9 milhões de toneladas.O processo de extração da celulose, que era caseiro, ocorria a partir de uma mistura entre cânhamo, cascas de amoreira, pedaços de roupas e outros materiais que tinham fibras vegetais na sua composição. Essa mistura quando triturada e umedecida, formava uma pasta que era peneirada e espalhada em alguma superfície.papel supremo
Devido à sua alta gramatura (205g), o papel supremo tem alta resistência, além de possuir uma superfície extremamente lisa. Por esse motivos, o papel supremo é o mais indicado para impressos de grande qualidade e durabilidade. Esse tipo de papel possui uma das faces fosca e a outra lisa.