Quais os EPIs mais comuns? Verifique isto – Quais são os tipos de EPIs mais utilizados


Luvas de Proteção Individual

  • Cinto de segurança paraquedista. O cinto de segurança paraquedista é utilizado em atividades que envolvem altura como, por exemplo, pintura de um prédio, uso de andaimes etc.
  • Máscara de Proteção.
  • Óculos de proteção.
  • Protetor auricular.
  • Respirador de Segurança.
  • Perneiras.

Quais são os principais equipamentos de EPI na área da saúde

  1. Luvas.
  2. Óculos de proteção.
  3. Avental.
  4. Máscara cirúrgica.
  5. Sapatos fechados.
  6. Touca.
  7. Máscara com filtro químico.
  8. Máscara PFF2/N95.

Vamos listar logo abaixo alguns EPIs mais usados pelas empresas:

  • Óculos de proteção;
  • Luvas;
  • Capacetes;
  • Protetores auriculares;
  • Máscaras;
  • Abafadores de som;
  • Cintos de segurança;
  • Equipamentos de segurança para alturas.

Os trabalhadores devem sempre utilizar os equipamentos de segurança de forma correta e quando for necessário para sua função. Os tipos de EPIs mais utilizados são quatro, e você pode conhecer cada um deles a seguir.

O que são EPIs Cite exemplos de EPIs

EPI é uma sigla para Equipamento de Proteção Individual. Trata-se de itens que devem ser utilizados pelos colaboradores para que sejam evitados acidentes de trabalho e o surgimento de doenças ocupacionais. São exemplos de EPI: os protetores auriculares, os óculos de proteção, os capacetes, as luvas, as botas etc.O equipamento de proteção individual (EPI) deve ser usado quando se prevê uma exposição a material biológico e a produtos químicos tóxicos. Tem por objetivo a proteção do funcionário, podendo também ser utilizado na proteção do paciente ou de materiais que se esteja manipulando e se deseje garantir a não contaminação.EPI é uma sigla para Equipamento de Proteção Individual. Trata-se de itens que devem ser utilizados pelos colaboradores para que sejam evitados acidentes de trabalho e o surgimento de doenças ocupacionais. São exemplos de EPI: os protetores auriculares, os óculos de proteção, os capacetes, as luvas, as botas etc.

Segundo João Pedro, "a função do E.P.I, é neutralizar ou atenuar a ação do agente agressivo contra o corpo da pessoa que o usa", Exemplificando: "uma ferramenta ao cair do alto de um andaime, atinge o capacete de um trabalhador.

São exemplos de EPIs exceto

São exemplos de EPI's todos os equipamentos abaixo, EXCETO:

  • Máscaras e filtros.
  • Luvas e mangotes.
  • Lava-olhos e capelas.
  • Óculos e viseiras.

Como definir o EPI adequado A legislação de SST não determina quais os EPIs deverão ser utilizados para o exercício de cada atividade. É responsabilidade do empregador definir qual o Equipamento de Proteção Individual caberá a cada empregado, conforme os riscos aos quais esses estão expostos.O texto da NR 32 ressalta que todos os trabalhadores que estiverem sujeitos à esse tipo de risco biológico devem utilizar uma vestimenta adequada, o que inclui também a utilização dessas EPIS.

A NR-32 aplica-se aos ambulatórios médicos e odontológicos, clínicas, laboratórios de análises clínicas, hospitais, etc, não sendo aplicável a serviços de saúde animal. Sobre o campo de aplicação, sugere-se consulta ao “Guia Técnico de Riscos Biológicos da NR-32”.

No primeiro grupo, estão os óculos, capacetes, luvas, calçados de segurança e quaisquer outros equipamentos de proteção individual obrigatórios para determinadas atividades. Já no segundo, estão os cones, placas, faixas e os demais itens relacionados à sinalização do ambiente de trabalho.

Proteção da cabeça: capacetes; Proteção de mãos e braços: luvas e mangotes; Proteção de pernas e pés: sapatos, botas e botinas; Proteção contra quedas: cintos de segurança e cinturões.

O que significa EPI e cite 5 Exemplos

EPI é uma sigla para Equipamento de Proteção Individual. Trata-se de itens que devem ser utilizados pelos colaboradores para que sejam evitados acidentes de trabalho e o surgimento de doenças ocupacionais. São exemplos de EPI: os protetores auriculares, os óculos de proteção, os capacetes, as luvas, as botas etc.Sem dúvidas, o Capacete de Segurança é o EPI mais conhecido e utilizado no mundo inteiro. Isso porque a cabeça é uma das áreas do corpo humano que mais precisa de proteção. Dessa forma, este EPI é responsável por oferecer proteção ao crânio do usuário contra impactos e, dependendo do modelo, choques elétricos.Riscos físicos
De acordo com o Manual de Segurança no Ambiente Hospitalar da Anvisa, calor, ruído, radiações ionizantes, radiações não-ionizantes e pressões anormais são os principais agentes físicos encontrados no ambiente hospitalar.