Que grupos sociais da França do século 18? Verifique isto – Que grupos sociais da França do século 18 foram


1 resposta(s) Breno . 1) os grupos representados nessa charge são clero, nobreza e o indivíduo que está sendo pisoteado está representado a classe de pessoas menos favorecidas conhecida como "POVO".A Revolução Francesa dividiu os manifestantes em dois grupos. De uma lado os girondinos, representantes da alta burguesia e defensores de atitudes moderadas, e do outro os jacobinos, representantes da baixa burguesia.

A sociedade francesa era dividida em estados:Havia o primeiro estado que era o clero,o segundo estado que era a nobreza,e o terceiro estado que era composto pelos burgueses,artesãos, camponeses e pessoas livres.

No final do século XVIII, a França era uma monarquia absolutista em que o rei era Luís XVI. O poder de Luís XVI, como em todo regime absolutista, era pleno, e a sociedade francesa era dividida em grupos sociais muito bem definidos.

Quais eram os grupos sociais no século XVI

Os três grupos que formavam a sociedade medieval eram: Nobres: aqui se incluem tanto nobres que possuíam sua propriedade (feudo), quanto os que se dedicavam à guerra, os cavaleiros; Clero: membros da Igreja Católica; Camponeses: trabalhadores presos à terra em que serviam aos senhores feudais.Na segunda metade do século XVIII, a população francesa estava dividida em três ordens sociais, chamadas estados. O primeiro estado era constituído pelo clero (formado pelos padres e bispos da Igreja Católica). O segundo, pela nobreza.A sociedade francesa era dividida em classes sociais, ou Estados Nacionais: * 1° estado – clero; cerca de 2% da população. * 2° estado – nobreza; também 2% da população. * 3° estado – burguesia: alta burguesia, média burguesia, baixa burguesia (artesãos, aprendizes, proletários, servos e camponeses semi ou livres).

A nobreza se encontrava abaixo do clero no sentido de castas sociais e era composta pelo rei Luis XVI e a rainha Maria Antonieta, toda sua família, os condes, duques e marqueses, e outros nobres.

Quais eram os grupos sociais que tinham privilégios na França antes da Revolução Francesa de 1789

Os grupos sociais eram essencialmente a Alta Nobreza e Alto Clero. Podendo contar com intelectuais, letrados e integrantes da família real.Devido à interação social e partilha de características, os principais grupos sociais são: familiar, vicinal (vizinhança), educativo (escolas; faculdades), religioso (igrejas e demais instituições religiosas), profissional (empresas; escritórios), lazer (clubes; associações) e político (organizações ou partidos …De toda forma, a sociedade francesa era marcada por uma desigualdade extrema, uma vez que nobreza e clero gozavam de privilégios, como a isenção de determinados tributos e o direito de cobrar impostos por suas terras. Essa desigualdade social era a raiz da crise enfrentada pela França no século XVIII.

Os nobres eram proprietários de terras e viviam exaltando luxo. A fim de não rivalizarem com o poder do rei, haviam sido cooptados pelo monarca para viverem em Versalhes, na corte francesa. A nobreza se dividia conforme a antiguidade dos seus títulos, pois alguns nobres os haviam recebido na época das Cruzadas.

No Antigo Regime, a sociedade estava separada por camadas: clero (primeiro estado), nobreza (segundo estado), burguesia e camponeses (terceiro estado). O clero e a nobreza não pagavam os impostos, apenas a burguesia, camponeses e trabalhadores liberais pagavam essas taxas.

Em suma, os girondinos representavam agora os interesses moderados das classes mais altas, enquanto os jacobinos apoiavam-se nos desejos de uma participação política maior da população francesa.

Qual foi o grupo social que liderou a Revolução Francesa

A Revolução Francesa, iniciada no dia 17 de junho de 1789, foi um movimento impulsionado pela burguesia e contou com a participação dos camponeses e das classes urbanas que viviam na miséria. Em 14 de julho de 1789, os parisienses tomaram a prisão da Bastilha desencadeando profundas mudanças no governo francês.Os grupos sociais são formados a partir de relações estáveis entre indivíduos que possuem interesses e objetivos em comum. Ao longo de nossas vidas, fazemos parte dos mais diferentes grupos de pessoas, seja por escolha própria, seja por circunstâncias que independem de nossa vontade.a família
O primeiro grupo social que fazemos parte é a família. A família é um dos grupos sociais mais importantes. Nela aprendemos nossa língua, nossos costumes, nossa religião, obtemos comida, roupa, água, cuidados de higiene e saúde.